sábado, 29 de setembro de 2012

Aula do dia 29 de setembro de 2012


Cursinho Pré-Vestibular da Associação Cultural dos Afro-Descendentes da Baixada Santista recebe o Consultor Técnico do Instituto Joana D’Arc para discutir a questão da Orientação Sexual e Identidade de Gênero com seus alunos na aula de Educação para a Cidadania.

Luiz Eduardo dos Santos
Instituto Joana D'Arc
A questão da Orientação Sexual e de Identidade de Gênero é um tema que requer muitas discussões e reflexões sobre a Comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e as demais formas de identidade de gênero e como essa condição os colocam em condições de vulnerabilidade social e de violação de direitos.

O consultor técnico do Instituto Joana D’Arc, Luis Eduardo dos Santos, nos apresentou conceitos como homossexualidade, heterossexualidade e bissexualidade, que  foram amplamente discutidos e refletidos com os alunos que estavam super interessados  no tema. A questão dos travestis e transexuais também foi abordada durante a atividade.



Luiz Eduardo, alunas e José Ricardo,
presidente da AFROSAN
O consultor técnico Luiz Eduardo explicou a diferença entre o sexo cromossômico e o sexo social, ou seja, a diferença entre o que somos definidos de acordo com a nossa genética, se masculino ou feminino, e o que a sociedade espera de nós como homens e mulheres. Que comportamentos são esperados de alguém do sexo masculino e de alguém do sexo feminino. Nem sempre esses comportamentos  correspondem às expectativas da sociedade heteronormativa, a sociedade onde as normas são construídas como se só existisse a heterossexualidade, desconsiderando as demais orientações sexuais e identidades de gênero.


Roda de Conversa com Luiz Eduardo, alunos do Cursinho
Pré-Vestibular e Diretoria da AFROSAN
Falar sobre orientação sexual e identidade de gênero é falar sobre nós mesmos, sobre a nossa identidade. Por que somos homens ou mulheres? O significa ser homem ou ser mulher na nossa sociedade? Como nos relacionamos sexualmente com os outros? O que isso pode trazer de prejuízos para a nossa vida? No que isso interfere na minha qualidade de vida, no meu desenvolvimento social, na minha saúde? Como ser quem somos em uma sociedade que não aceita o diferente do padrão heteronormativo? Questões como essas nortearam a discussão do tema.

Luiz Eduardo finalizou sua apresentação dizendo que todas essas definições e conceitos são muito importantes para o construção e desenvolvimento de políticas públicas de qualidade para o atendimento dessa população. Que tudo isso serve pra gente aprender sobre a sociedade em que vivemos. Mas o mais importante nisso tudo, no dia a dia, na vida real, é como vou me relacionar com as pessoas, com suas diferenças e com suas particularidades. 
As pessoas vão continuar falando opção sexual ao invés de orientação sexual, mas agora que já sabem que existe a palavra orientação, não podem ignorá-la, enfatizou o consultor técnico.

Palestra sobre Orientação sexual e
Identidade de Gênero
Os alunos participaram ativamente das reflexões e dos debates propostos. Essa temática dá prosseguimento aos diversos temas que estão sendo tratados nas aulas de Educação para a Cidadania, disciplina integrante da grade curricular do Cursinho Pré-Vestibular da AFROSAN e acontece quinzenalmente na Escola Edméa Ladevig, sito à rua Bahia, 49, no Gonzaga , em Santos/SP, por meio de uma parceria entre a AFROSAN e a Secretaria Municipal de Educação de Santos, onde o espaço é cedido para a realização das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário